Olá!
Nós somos duas alunas do 12.º Ano, da Escola Secundária de S.Pedro, Vila Real. Neste blog, forneceremos informações sobre diversos assuntos informáticos, trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B e prometemos ainda partilhar fotografias e vídeos que consideramos interessantes de modo a tornar o nosso blog interativo, atrativo e de interesse geral! Se nos quiserem contactar, não hesitem! Podem-nos mandar uma mensagem para o mail: gabihbia1415@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mas afinal o que é a programação?

Visto que não queremos ser nenhuns engenheiros informáticos e muito menos hackers, vamos apenas mostrar-vos, de forma simples, o que é programar, quais os seus objetivos e o quão interessante pode ser criar novos programas.
Na verdade, um programa de computador é o produto final de uma programação estudada e realizada com sucesso.
Sendo assim, podemos afirmar que a programação é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador.

Os tipos de linguagem já referidos não são os únicos a serem utilizados num programa de computador, porém, cada tipo de linguagem funciona à sua maneira. Mas o que é uma linguagem de programação? Como vimos, é um método cuja função consiste em dar instruções a um computador, através de um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.

A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos:
  • A linguagem de BAIXO nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina): Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador.
    Este tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente, e, do segundo grupo, a linguagem Assembly.
  • A linguagem de ALTO nível (é a que se aproxima da linguagem humana): é considerada uma linguagem com um elevado nível de abstracção. Assim, estas não estão directamente relacionadas com a arquitectura do computador. Deste modo, o programador de uma linguagem de alto nível não precisa de ter conhecimento das características do processador. Como exemplo deste tipo de linguagem temos a ASP, Basic/Visual Basic (com a qual iremos trabalhar), Java, ActionScrip, entre outras. 
WebGrafia: http://aplicmatic.blogspot.pt/2011/05/introducao-programacao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário